SERÁ QUE A HUMANIDADE EMBURRECEU DE VEZ?

Ao ler a notícia, a plataforma de streaming HBO Max retirou nesta quarta-feira (10/06) o filme E o vento levou do seu catálogo nos Estados Unidos, após a película de 1939 ser criticada durante anos por transmitir uma visão idílica da escravidão e perpetuar estereótipos racistas, me veio a ideia tantos argumentos que achei importante escrever sobre o tema.
Não entendi muito bem a tal “visão idílica”, pois se viveu escravidão por tantos séculos lá atrás que alguns negros eram mesmo considerados da família, tanto que quando a escravidão foi abolida esses permaneceram na casa de seus senhores, por considerarem que eram famílias realmente, ou mesmo por não ter para onde ir.
O filme, E o vento levou é um clássico do cinema que foi retratado numa outra época. Não preciso discutir a temática racista que existia e ainda existe. Quero entender é como um filme feito para adultos, que foi produzido tem quase um século, possa ser nocivo a ponto de ser retirado da plataforma. O filme foi campeão de bilheteria na época, foi criticado e nem assim impediram o seu sucesso.
O preconceito é crime previsto por lei agora. E o que isso tem a ver com um filme de quase um século? A meu ver, nada!
Quantos escritores eram racistas e escreveram livros onde os personagens negros eram ou amas de leite, ou cozinheiras, doceiras, etc, etc...?
Monteiro lobato criou a tia Anastácia, tio Barnabé. Estereótipos? Não sei! Acho que o passado não pode ser apagado. Vamos perder a memória então? Os exemplos bons e ruins vão se perder? E a nossa capacidade de pensar não conta?
SERÁ QUE A HUMANIDADE EMBURRECEU DE VEZ?
Os filmes de super heróis; fui picada por uma aranha, agora é subir pelas paredes. Eu não consegui, então vou fazer manifestação para retirarem o filme do homem aranha, pois isso não condiz com a realidade.
Quando o cinema cria um personagem sanguinário e empático? Jonh wick é um exemplo típico, um mafioso que mata violentamente e o público o adora. Jocker, outro grande sucesso de bilheteria, sobre esse eu fiz um comentário noutro post.
SERÁ QUE A HUMANIDADE EMBURRECEU DE VEZ?
Penso que o passado não se muda, e nem adianta adaptar os originais que isso é crime contra o patrimônio da cultura.
Quer uma história que não seja tendenciosa? Escreve. Mas não apaga o passado. Um povo sem memória não aprende.
O PRECONCEITO É CRIME, e não podemos modificar a história, mas podemos escrever outra e outra e outra...
Vai lá escrever!

Foto da net

Comentários

  1. Você tem que entender, amiga, que o preconceito é mais enraizado, cultural.
    Aliás, esconder o racismo por baixo do tapete, não o elimina de nossas vidas. Na minha opinião, o assunto deveria mesmo ser discutido, filmes deveriam continuar sendo exibidos, pessoas deveriam continuar falando sobre isso.
    Racismo dói, muito! Mas dói também o preconceito religioso, o sexismo e tantas outras mazelas que deveriam ser extirpadas de nossas vidas.
    Afinal, somo TODOS irmãos. Por baixo da roupagem material, existe o mesmo sangue vermelho e a mesma configuração de órgãos em nossos corpos... Mais ainda, quando deixarmos nossos corpos aqui para irmos para o Plano Espiritual, o que sobrará de nós será apenas pó ou cinzas e a memória do que realizamos aqui, sejam boas ou não.
    Bjusss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas