FRANCILINO E SEU SONHO


Fran- Oi
Eu- Olá, bom dia!
Fran- O que aconteceu com o teu braço?
Eu- Cai. 
Fran- Mas como?
Eu- Um buraco na calçada versos uma distraída.
Fran- Mas está só deslocado, não quebrado.
Eu- Sim.
Fran- Chega de novidades más, agora diz as boas.
Eu- A boa é que, respiro normalmente meu querido. Risos...
Fran- Quando é que começastes a sentir a paixão pelos livros e decidistes que querias ser escritora?
 Eu- Sempre, desde que aprendi a ler. E tu?
Fran- Quando eu tinha 9 anos, escrevi a minha primeira história num caderno, e não sabia eu que era o início de uma carreira. Qual foi o primeiro livro que escreveste?
Eu- Eu escrevo a sério mesmo tem coisa de dez anos. E montei meu primeiro livro tem sete anos, e desde então venho escrevendo diariamente. O primeiro livro foi um infanto-juvenil de nome O Ogro e a Tecelã.
 Fran- Mesmo assim diz... A senhora me inspira.
Eu- Nesse eu contava às histórias que dizia para meus filhos, quando crianças. Depois vieram as crônicas.
Fran- Falava sobre o que? Gostei do tema é muito interessante. Crônicas! Eu adoro crônica.
Eu- As crônicas eram dos assuntos mais variados. Sabe as coisas, na escrita, acontecem comigo por fases compreende!
Fran- Comigo também
Eu- Por ultimo me atirei na poesia, mas nunca deixo de ler.
Fran- Antes eu adorava escrever sobre psicopatas e coisas assim, depois passei para investigações criminais, e agora só penso em romances. Eu não gosto muito de poesia.
Eu- Os meus conhecimentos e domínio da palavra, provém do resultado da minha leitura
Fran-Sem querer ofender até acho chata e aborrecida, a poesia.
Eu- Sim! E você não ofende. Mas todo o escritor passa por fases, e talvez a da poesia te chegue.
Já lestes Fernando pessoa? Tens que ler para saber, compreende!
Fran- Eu estou pensando em desistir de ser escritor
Eu- Por quê?
Fran- Já eu gosto muito dos livros apesar de alguns serem aborrecidos. Está tudo muito difícil. Angola não é igual ao Brasil, aqui publicar um livro é muito difícil, e eu não tenho ajuda dos meus pais, porque eles acham que isso é apenas uma fase, e que logo eu vou me desinteressar pelos livros.
Eu- E você vai?
Fran-Não, mas não sei o que fazer.
Eu- Olha meu amiguinho, eu gostaria de te dizer que isso é fácil, mas não é...
Eu desisti de escrever ainda menina, por não ter o incentivo adequado, e por não dar dinheiro. Fiquei orfã aos sete anos, e quem me criou era pobre. Porém eu nunca deixei os livros. Eu não escrevia, mas lia, e lia muito. Agora, bem depois de meus filhos criados, eu voltei a escrever. Isso é um processo financeiro muito moroso, é verdade. Mas agora eu juro que vou mais desistir. Com apoio ou não, eu vou seguir. Eu não estava preparada antes? Talvez não, pois nunca sabemos o que baste.
Mas estou preparada agora? Não sei, porque mesmo com essa idade, aprendo sempre.
Fran- Quando eu for grande, quero ser como você!
Eu- Isso que disseste Fracilino foi muito especial. Muito obrigada.
Outra coisa, eu também já li muito livro chato. Mas tive que faze-lo, para depois poder concluir; eita, que porcaria!
 Se aceitas uma sugestão minha, faz um blog para você e vai escrevendo as tuas ideias. E quando tiveres oportunidade ou condições financeiras, você poderá publicar finalmente. 
A decisao é sua. :)
 Osmond Watson – Johnny Cool

Comentários

Postagens mais visitadas