II FEIRA LITERÁRIA FLIPENHA

Sarau, teatro, debates, oficinas e encontro com escritores: são essas as atrações da segunda edição da FliPenha, que quer incentivar a formação de leitores autônomos e críticos. As atividades e discussões giram em torno da temática da literatura periférica e do direito à cultura.
Mais mais a periferia  é convidada para mostrar seus talentos, dizendo com palavras, gestos, e atitude.
Edição 2019 O HOMENAGEADO É NINGUÉM MENOS QUE JOSÉ PAULO PAES
A imagem pode conter: texto

PROGRAMAÇÃO
.Data Inicial: 10/10/2019 Data Final:13/10/2019
10/10 (quinta-feira)
10h - Abertura da exposição fotográfica No verso de José Paulo Paes de Nadja Kouchi.

Local: Centro Cultural da Penha – Endereço: Largo do Rosário,20
10h - Abertura da exposição fotográfica Poder, Negro, Tiquatira com curadoria dos professores da EMEF Antonio Carlos Rocha.

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
10h – Apresentação: Uma cor, duas cores: todas as cores na voz e girar da bailarina e contação de história: O Poeta, a bailarina e a liberdade.

Local: Escola Estadual Santos Dumont – Endereço: Praça 8 de setembro, 73
10h - Conversa com os escritores do Coletivo São Paulo de Literatura e Daniel Scarmont


A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Thais Matarazzo e Hilda Milk, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O objetivo é promover uma conversa sobre literatura abrindo espaço para aproximação entre o público leitor e o autor. A ação oportuniza um bate-papo sobre literatura, ofício de escritor e o processo de criação.

Local: CEU Tiquatira - EMEF Antonio Carlos Rocha – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
10h - Conversa com o escritor Marcelino Freire
Marcelino Freire nasceu em Sertânia, no estado de Pernambuco. É escritor e ativista cultural. No início da sua trajetória, frequentou a oficina literária do escritor Raimundo Carrero, sendo premiado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Na época, chegou a escrever diversas peças para o teatro.
Mediação: Valderina (Coletivo Papo de Comadre)

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
13h30 – Slam Perplexo convida Daniel Minchon
O Slam Perplexo surgiu em julho de 2018, como parte da programação de lançamento do livro Imperativos  virasseres, de Rafael Antunes Marcelino, o autor, em parceria com o irmão, Edgard Antunes e a Biblioteca José Paulo Paes passaram a realizar mensalmente essa competição de poesia autoral.
Mediação: Rafael Antunes Marcelino (Slam Perplexo)

Local: Escola Estadual Padre Antão – Endereço: Rua Santo Afonso, 273
14h –Teatro de fantoches e biblioteca animada
As crianças são alvo das campanhas de marketing e publicidades que as convidam a entrar no mercado de consumo cada vez mais cedo. Se não forem bem orientadas, podem se tornar consumistas e vítimas de muitos problemas causados por formas inadequadas de consumo.
Grupo: Procon-SP

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
15h - Roteiro pela Penha: Ditadura e fake news
Baseando-se nas reflexões sobre o impacto das fake news nas leituras e memórias da ditadura militar (1964-1985), o roteiro pretende, a partir de pesquisas em documentação e fontes orais, discutir uma cartografia de repressão e resistência que se travou na região da Penha.
Mediação: Grupo Ururay e Sophia Castellano

Local: Centro Cultural da Penha – Endereço: Largo do Rosário,20
17h – Conversa com a escritora Maria Claudia Badan Ribeiro
Bacharel em Letras (italiano e francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutora pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL-Sorbonne Nouvelle) e pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Autora do livro Mulheres na luta armada: protagonismo feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional) da Alameda Editorial.
Mediação: Sophia Castellano (Coletivo Papo de Comadre)

Local: Memorial da Penha – Endereço: Rua Betari, 560
19h - Abertura oficial da FliPenha
Mesa de abertura com autoridades e organizadores
Show com a cantora Uma Pessoa
Slam Perplexo encontra José Paulo Paes
Conversa com Evandro Affonso Ferreira sobre José Paulo Paes
Coquetel

Local: Teatro Martins Penna – Endereço: Largo do Rosário,20
11/10 (sexta-feira)
10h – Histórias brincantes com rimas e poesias com Tia Ceminha
Iracema Pereira de Jesus Barroso, formada em jornalismo, nome artístico Tia Ceminha, que atua como contadora de histórias, recreadora, poetisa, agente do brincar, arte educadora.

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
10h30 - Apresentação musical: Catuboré com Radamés Rodrigues
Radamés Rodrigues, alagoano, músico, compositor e multi-instrumentista. Esta apresentação trata-se de uma ode sonora à natureza, uma meditação envolvendo os sons da natureza com efeitos sonoros e execução de flauta.

Local: CEU Tiquatira - Teatro Nelson Gonçalves – Endereço: Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
11h - Conversa com o escritor Olívio Jekupé
Começou a escrever em 1984. Iniciou o curso de Filosofiana PUC-PR, em 1988, vendendo artesanato para custear seus estudos. Também foi professor do ensino fundamental.

Local: CEU Tiquatira - Teatro Nelson Gonçalves – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
14h - Contação de história: Um presente para Adeola e outras histórias de amizades com Maré
Maré, Marenildes Fontes de Souza, atua como bibliotecária no CEU Paulistano promovendo atividade de mediação de leitura por meio de contação de história e leitura oral.

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil – Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
14h - Contação de história: Gradiva, a história: mitologia grega
Mito é uma história de tradição oral que geralmente narra a encarnação das forças da natureza em formas humanas.

Local: ETEC Tiquatira - Biblioteca – Endereço: Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 5200
11h - Teatro infantil: As aventuras do Boi Beleza
O Coletivo Morabeza Nação apresenta o espetáculo As aventuras do Boi Beleza, inspirado no livro O mundo cá tem fronteira de Paulo Rafael. Conta a história de um boi do nordeste brasileiro que sobrevoa as ilhas de Cabo Verde com seus dois amigos, Grapiúna e Graciliano, e acabam descobrindo que as belezas e a cultura desse país do continente africano são muitos semelhantes às brasileiras.
Direção: Renato Gama Realização: Morabeza Nação Produção: Sá Menina Produtora e Movimento Cultural Penha.

Local: Teatro Martins Penna – Endereço: Largo do Rosário, 20
14h – Oficina de escrita distópica
Coordenação: Gleica Arielly Macedo Pessoa (agente cultural, jovem monitora cultural em formação continuada e estudante de Filosofia na UNIFESP). A oficina é uma proposta de um encontro literário para o público juvenil e adulto para a prática da escrita.

Local: Biblioteca Pública Municipal José Paulo Paes - Sala 1 – Endereço: Largo do Rosário,20
16h - Contação de história: O curió curioso e suas aventuras com André Monteiro
Histórias divertidas e repletas de surpresas que encantam este mundão. Temas abordados nas histórias: preservação da natureza, a grandiosidade do mundo e a importância do brincar.

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil - Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
16h - Conversa com o escritor Oswaldo Camargo
Oswaldo de Camargo é jornalista, com carreira de revisor, redator e resenhista literário no jornal O Estado de S. Paulo e no Jornal da Tarde Cursou Humanidades (Latim, Português, Francês e Grego) no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto, SP.
Mediação: Marciano Ventura

Local: Centro Cultural da Penha - Espaço Mario Zan – Endereço: Largo do Rosário,20
19h - Conversa com escritor Ferréz
Ferréz, nome literário de Reginaldo Ferreira da Silva, é um híbrido de Virgulino Ferreira (Ferre) e Zumbi dos Palmares (Z) e uma homenagem a heróis populares brasileiros. Ferréz começou a escrever aos sete anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música.                  

Local: SENAC Penha – Endereço: Rua  Francisco Coimbra,403
19h – Projeção de imagens na fachada do Centro Cultural da Penha
Criação: Coletivo Coletores

Local: Centro Cultural da Penha – Endereço: Largo do Rosário,20
19h30 - Vamos conversar sobre humor, política e literatura
Debatedora: Paula Janovitch (graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em História pela FFLCH - USP (2004).
Mediação: Patrícia Freire (Movimento Cultural Penha)

Local: Centro Cultural da Penha - Espaço Mario Zan – Endereço: Largo do Rosário,20

12/10 (sábado)
10h – Oficina de RPG com o coletivo RPG e Cidadania
A proposta é unir lúdico e cultura, usando os jogos de RPG como uma ferramenta alternativa de interação com as práticas culturais, refletindo e dialogando com o contexto do indivíduo para estimular o senso crítico e a autonomia.

Local: Biblioteca Pública José Paulo Paes – Endereço: Largo do Rosário,20
10h – Roda de conversa  Protagonismo jovem na periferia


Coordenação: Débora Santos (gerente de projetos sênior em TI, palestrante motivacional, professora e pedagoga. Dedicada à projetos que empoderam mulheres profissionais e jovens no início da carreira profissional, com programas de coaching e voluntariado), André Luis Pereira dos Santos (Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Cultura e Educação e Manuela Berdadino- Estudante de graduação em ciência da computação, integrante do projeto Meninas Negras e grupo Mulheres do Brasil.
Mediação: Luciana Campos

Local: Centro Cultural da Penha – Hall 2º andar – Endereço: Largo do Rosário,20
10h – Oficina: Política em quadrinhos

Coordenação: Ana Paloma Barbosa da Silva é estudante de Ciências Sociais na USP, ilustradora maranhense de São Luis , mora em São Paulo há 3 anos. Começou a publicar quadrinhos retratando seu cotidiano em uma startup de tecnologia e logo começou a fazer quadrinhos sobre o contexto  político de 2018.        
Local: Centro Cultural da Penha - Sala 3 – Endereço: Largo do Rosário,20
10h – Oficina: Brincando de rimas e construindo seu cordel
Coordenação: Ana, Luciana e Manoel (bibliotecários e mediadores de leitura da Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil do CEU Tiquatira). Consiste no primeiro momento realizar leituras de poesias infantis de José Paulo Paes e literatura de cordel que abrangem temas do universo da criança.                         

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil - Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
12h – Conversa com escritor Tubarão dulixo
Tubarão dulixo é caiçara de Santos, poeta e escritor, um dos expoentes da atual cena da Literatura marginal e periférica.
Mediação:  Rafael Antunes Marcelino (Slam Perplexo)
Local: Centro Cultural da Penha - Espaço Mario Zan – Endereço: Largo do Rosário,20

14h – Conversa com escritor Marcus Aurelius Pimenta
Marcus Aurelius Pimenta nasceu no Brás, na cidade de São Paulo em 1962. Jornalista e roteirista, escreveu peças de teatro e documentários.
Mediação: Ana Lucia Lopes Meire

Local: CEU Tiquatira - Biblioteca Dr. Dirceu de Paula Brasil - Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
14h – Apresentação musical: Aísha  Alexandra canta Clássicos do cinema infantil.
Aísha Alexandra estuda canto coral desde os 10 anos de idade. Como aluna do projeto Guri Santa Marcelina apresentou-se no teatro Tuca Arena, juntamente com o coral Infantojuvenil da EMESP Tom Jobim, da qual também foi aluna no ano de 2012.

Local: Biblioteca José Paulo Paes– Endereço: Largo do Rosário,20
15h – Apresentação musical: Onde o infinito é o som com Beto Mejia
Beto Mejia é cantor, compositor, educador e produtor musical. Por dezoito anos integrou a banda brasiliense de art rock Móveis Coloniais de Acajú que encerrou atividades em 2016.

Local: Teatro Martins Penna – Endereço: Largo do Rosário,20
15h – Sarau Das Prê
Um sarau itinerante composto por mulheres pretas das periferias de São Paulo. É um resgate e reverência ancestral, pensando em escritoras pretas contemporâneas e trazendo à memória as escrevivências de mulheres pretas que viveram em outros tempos, que abriram caminhos e portas e conquistaram espaço para que serem ouvidas e continuarem na luta, utilizando a escrita enquanto ferramenta de transformação e formação social.

Local: Centro Cultural da Penha - Espaço Mario Zan – Endereço: Largo do Rosário,20
15h - Pegue, Leve e Leia
Ação de estímulo à leitura por meio de doação de livros que ficarão disponíveis no hall de entrada do CEU Tiquatira, para despertar a curiosidade e o desejo de levá-los para casa.

Local: CEU Tiquatira - Endereço: Avenida Condessa Elizabeth Robiano, s/n - esquina com a Rua Kampala
17h30 - Vamos conversar sobre a pós-verdade
Debatedora: Bianka Jesus (Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana do Centro de Educação e Humanidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
Mediação: Sophia Castellano (Coletivo Papo de Comadre)
Local: Centro Cultural da Penha - Espaço Mario Zan – Endereço: Largo do Rosário,20
20h – Teatro: O buraco D oráculo
O espetáculo é uma intervenção urbana, um mosaico de poemas extraídos da obra de Ray Lima que foram costurados dramaturgicamente a partir do conceito da cenopoesia.

Local: Teatro Martins Penna – Endereço: Largo do Rosário,20
13/10 (domingo)
10h - Pegue, Leve e Leia
Doação de livros com o objetivo de estimular a leitura
Local: Centro Cultural da Penha – Endereço:Largo do Rosário,20
10h – Inauguração da Biblioteca Livros que são asas

O Coletivo Papo de Comadre, em parceria com o Lê Comigo, inaugura no Largo do Rosário a biblioteca Livros que são asas para ser usada por toda a comunidade do bairro.

Local: Largo do Rosário
14h - Oficina: Desvendando os mistérios da escola de samba.
Coordenação: Renato Machado e Rafael Machado, compositores da Escola de Samba Imperatriz da Pauliceia

Local: Biblioteca Pública José Paulo Paes – Endereço: Largo do Rosário, 20
Coordenação: Luciana Campos
14h -  Coletivo Papo de Comadre conversa com a escritora Mariana Félix
Mariana Félix é escritora, slammer, militante feminista e apresentadora. Tem 3 livros publicados.

Local: Centro Cultural da Penha - Espaço Mario Zan – Endereço: Largo do Rosário,20
18h -  Apresentação da bateria da Escola de Samba Imperatriz da Pauliceia

Local: Largo do Rosário
De 10/10 (quinta-feira) a 12/10 (sábado)

FEIRA DO LIVRO NA FLIPENHA
Essa Feira tem o objetivo de incentivar a leitura, fomentando a circulação e acesso aos livros produzidos por editoras independentes, livreiros locais e coletivos de escritores e escritoras das periferias de São Paulo.
Curadoria: Marciano Ventura
Local: Centro Cultural da Penha – Endereço: Largo do Rosário,20
Comissão Organizadora:
Biblioteca Pública José Paulo Paes
Centro Cultural da Penha
CEU Tiquatira
Coletivo Papo de Comadre
Guia Penha Online
Memorial da Penha
Movimento Cultural Penha
Senac Penha
Shopping Center Penha
Teatro Martins Penna

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas