ENTRETANTOS

     É comum depararmo-nos com situações diversas e contraditórias no dia a dia, e apesar de minha maturidade, eu ainda consigo me surpreender com a mudança drástica de um comportamento mesmo quando uma situação difícil não se reverte de fato.

Estava eu em busca de uma oportunidade de emprego numa dessa agencias de temporários, quando encontrei o João, um antigo colega dos tempos da faculdade. Ele me confessou tristemente que estava sem um trabalho fixo há coisa de dois anos. A pandemia só agravou a situação. Em geral tento ser um otimista porque, se vivermos no Brasil sem alguma dose de humor, é melhor então mudar-se. Conversa vai, conversa vem ele me confessou que esperava se mudar ainda este ano.

— Pois é Zé, tenho pensado em pegar a mulher e os filhos, arrumar as malas e sair do País. — como assim, sair do País? — Isso aqui não muda nunca cara! Então quem vai mudar sou eu.

— Muito bem, concordo contigo. E você vai para onde?
— Não sei de certeza ainda, estou tentando um visto para o Canadá, em ultimo caso se não conseguir, vou para Portugal mesmo. Eu vou primeiro e arrumo trabalho e estadia, depois vai a Vania e as crianças. — Em Portugal pelo menos falam teu idioma, mas consegues arranjar um trabalho na tua área?

— Há um acordo entre Brasil e Portugal. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil – CONFEA. possui acordo bilateral com a Ordem dos Engenheiros de Portugal – OE. Isso significa que um engenheiro formado no Brasil pode exercer a sua atividade profissional em qualquer cidade portuguesa.

— Caramba, isso será uma mudança e tanto! — Sim. Conversamos muito, Vania e eu sobre o assunto, em principio ela foi contra, mas depois refletindo melhor finalizou dizendo que estava disposta a tentar, pelo nosso futuro e das crianças óbvio. Por enquanto vou buscar qualquer função, pois preciso mesmo. Estamos sendo sustentados pelos meus sogros. Tem sido uma luta, acredita que nem de ajudante consigo.

— Me desculpa te dizer João, mas tens ciência que mesmo em Portugal, as chances são de subemprego? Tem advogados, engenheiros, dentistas trabalhando de garçom, motorista, jardineiro e outras funções menores — Se tenho cara, e como tenho! Mas se eu não tentar, não vou saber. Vania e eu somos jovens ainda e o melhor que os filhos são pequenos, portanto, ninguém fica para trás. Talvez voltemos logo, talvez não. Então não pecamos por não tentar, certo!

João estava seguro que queria mudar. — Te admiro muito pela tua coragem, e espero sinceramente que vocês consigam o que buscam. — Todos nós queremos o melhor Zé, entra ano e sai ano e não saímos do lugar.

Fomos interrompidos ao chamarem a senha dele. Trocamos telefones rapidamente, e nos despedimos amigavelmente. Eu não via o João desde a faculdade.

Chegou minha vez de ser atendido. Fiz o meu cadastro e avisaram-me que assim que surgisse uma vaga me enviavam um e-mail ou mensagem pelo whatsApp.

À noite falei para minha esposa sobre o encontro com meu colega João e ela disse-me que o homem só podia ser maluco. — Como o sujeito abandona a casa para morar num outro País?

— Meu amor, a casa deles não vai embora, e podem até alugar, pois os pais deles vivem aqui. Sinceramente, fiquei com certa inveja dele, sabe! O cdf da faculdade, que falava muito pouco, estudava muito, morávamos no mesmo prédio em Vila Matilde. Era muito dedicado mesmo. Eu quase sempre recorria a ele para estudar e estava sempre pronto para ajudar.

Pensando melhor agora, nem sei por que nos afastamos. — Acontece querido, e agora ele vai para Portugal.

A pandemia colapsou a economia do mundo todo, e o no Brasil, digo isso porque é aqui que eu moro e saio nas ruas, a situação não está melhor. Muita gente perdeu emprego, perdeu casa, o que acabou por aumentar de maneira assombrosa os moradores de rua. É uma tarefa árdua a de esse atual governo realocar essas famílias. É preciso melhores politicas, não só de educação, mas de restauro à dignidade.

— Ahhh querido me perdoe à franqueza, mas, o Brasil não está nem aí para quem perdeu emprego ou casa. Você sabe a principal discussão do momento? O casamento Gay, e tem sido um debate acirrado, como se a humanidade fosse se extinguir com o a união de pessoas do mesmo sexo. Os políticos e os religiosos são uns ETs, e cegos também.

As pessoas podem morrer de fome, morar na rua, cair morta na fila dos hospitais e tudo bem! Elas só não podem casar com alguém do mesmo sexo. Por aí você tem ideia da visão "deles" sobre o que é prioridade.

— Você tem razão! Achas que em outros Países a situação é melhor?
— Não tem como saber, sem ir lá e viver no outro País. As notícias que aparecem nos jornais são pontuais como aqui. Como adivinhamos se é bom viver lá, sem viver?

Vai saber se a gente também, não venha a ter que encarar uma mudança.

— Você está sendo pessimista meu amor. Vamos conseguir, tenho certeza.

Mudar de casa já é difícil, imagine mudar de País. Ainda temos algumas economias, então, podemos continuar a ter esperança.

Passado alguns dias João me ligou dizendo que ia mudar para Portugal e estava de viagem marcada e emprego temporário para começar. Convidei-o para um churrasco de despedida em minha casa.

Fiquei triste por ele e ao mesmo tempo cheio de expectativas. Desejei-lhe boa sorte e fui para o meu novo trabalho, temporário.

@guerreiraxue












Votação sobre fim do casamento gay é adiada na Comissão da Família da Câmara - Brasil 247.

Comentários

  1. Sua postagem foi brilhante! Agradeço sua perspectiva. Aguardo ansiosamente seus escritos futuros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas