VOLKSWAGEN E A DITADURA X ELIS

 Não estou para ser a palmatória do mundo aqui, mas, o maravilhoso comercial da VOLKSWAGEN  é um tanto controverso, e são diversos atenuantes:

A empresa foi uma apoiadora do governo militar no Brasil (1964-1985). Alguns funcionários foram perseguidos, torturados e presos dentro da empresa em questão.

Me pergunto: o que seria uma punição para tais empresas que se manifestaram publicamente a favor da ditadura militar?

A empresa passa por reveses financeiros no momento, tudo bem. Precisa mesmo de uma boa publicidade para levantar as vendas.

O que me deixa transtornada é, ELIS REGINA por que? Se ela mesma, na época que, ao visitar RITA LEE na prisão, foi COAGIDA a fazer show para os MILITARES. A cantora foi muito criticada por tal atitude pelos colegas. Até que um dia que, irritada, ela responde: Não é vocês que têm sua família na mira de armas!

Reviver Elis e a Kombi é uma grande incógnita. 

E a MÚSICA então! Essa letra é uma crítica a seu tempo, uma geração que apesar de lutar, ainda tinha medo que a próxima revivesse o que viveram seus pais.

A kombi é PASSADO. A Elis é IMORTAL no coração das pessoas. 

Talvez, se fosse algum daqueles que foram torturados e que ainda estão atualmente vivos, seria uma ideia de superação do passado. Ahhh... deve ser porque esses não sabem cantar. Elis faleceu já faz décadas, então, usar sua imagem agora não caiu muito bem.

Que a VOLKSWAGEN traga a público quem possa dizer em viva vós que, perdoou o que aconteceu no passado, PORQUE OS MORTOS NÃO FALAM.

Elis Regina - "Como nossos pais" (1976) - YouTube 

Volkswagen e a ditadura militar: "Eu estava trabalhando. Virei para trás, vi uma metralhadora" | Carros | autoesporte (globo.com) 


Comentários

Postagens mais visitadas