#PANTON PIA’

AOS POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA
O PROJETO PANTON PIA’ SURGIU EM 2008, EM RORAIMA, TENDO COMO IDEALIZADOR DEVAIR ANTÔNIO FIOROTTI. O PROJETO REGISTRA E ANALISA NARRATIVAS ORAIS DE INDÍGENAS DE RORAIMA.

Já foram entrevistadas 42 pessoas, das Terras Indígenas São Marcos e Raposa Serra do Sol. Inicialmente, o foco eram as artes verbais ameríndias, mas acabou sendo ampliado, estudando também questões da cultura em contato.

A metodologia de registro vem da História Oral. O trabalho com as narrativas é coletivo, passando pelo projeto alunos de iniciação científica e de mestrado.

No site, vocês encontram parte da produção do projeto Panton pia’ [que significa junto, ao lado, no começo da história]. O site busca ser um espaço de valorização das artes verbais ameríndias.

Ele surgiu quando percebi que possuía mais de duas mil páginas de material e esse material não chegava ao conhecimento das pessoas, um pouco aos cientistas da área, mas quase nada à população em geral. Logo, essa é uma tentativa de divulgação mas, principalmente, de divulgação das artes verbais dos povos em interlocução com o projeto, assim como de valorização da cultura indígena.

Sou professor da UFRR, poeta, fotógrafo, e a existência desse projeto está vinculada intrinsecamente ao financiamento público de pesquisa, em meu caso, ao CNPq.

Devair Antônio Fiorotti

CONHEÇA NOSSAS PRODUÇÕES

https://pantonpia.com.br/#services

https://pantonpia.com.br/wp-content/uploads/2019/01/ebook-narrativa-oral-indigena.pdf

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Devair Fiorotti, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

Comentários

Postagens mais visitadas