CENTRO CULTURAL DO GRAJAU

Hoje o Gustavo e eu visitamos as instalações do centro cultural do Grajaú, zona sul de São Paulo. Eu moro tão perto e essa foi primeira vez entrei lá!
O espaço surgiu como Casa de Cultura de Interlagos em 1992. Em 2009, se transformou em Casa de Cultura Palhaço Carequinha e migrou para o atual prédio, localizado no Parque América/Grajaú. Em Julho de 2016, a Casa de Cultura recebeu o título de Centro Cultural Grajaú, (decreto municipal nº 55547/2014), inserindo o Calçadão Cultural nas programações oficiais do equipamento. Hoje o Centro Cultural Grajaú conta com diversas oficinas gratuitas e eventos culturais. São duas salas destinadas para oficinas, uma sala de cinema com 120 lugares, um teatro e um anfiteatro ao ar livre. O Ponto de Leitura Graciliano Ramos (com acervo aproximado de seis mil livros) compõe o complexo cultural na região do Grajaú. O Centro Cultural Grajaú é um espaço de entretenimento e cultura para a região do extremo sul da capital paulista de 3000m². Minha primeira parada foi a biblioteca, onde fui recebida pela menina Regiane e por Jonathan, para quem entreguei os livros doados pela Editora Matarazzo e outros meus. Muito solícita, Regiane nos mostrou o cinema que tem o nome "Sabotage", uma menção ao cantor e compositor de happer e ator. Esse foi assassinado em janeiro de 2003, antes mesmo de completar 30 anos. Depois fomos ao teatro e adivinha ... O teatro tem o nome da Carolina Maria de Jesus!
Havia também uma exposição de pinturas maravilhosas. Isso tudo foi feito com caneta colorida em papel polyester. Um misto de pontilhismo com linhas, do artista Nivaldo Matos.









Muitas salas grandes e arejadas, muitas oficinas em curso. Encontrei uma galera bem esperta mesmo.
Compreendi que o centro cultural do Grajaú produz sua arte para eles mesmos. Melhor ficar atento, pois a periferia vive e respira muita cultura!



Um grande abraço gente amiga, e em breve Guga e eu voltamos!

Comentários

  1. Boas novas! Fiquei muito contente com a notícia do Grajaú, onde tenho alguns amigos e onde minha mãe trabalhou (Escola Estadual Washington Natel, no Parque Residencial Cocaia).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas