O QUE É O QUE É?

Vivemos uma geração mundial de pobreza intelectual, social e econômica. Os rótulos aparentes se multiplicam e as ideias estão cada vez mais rasas.
 A juventude sequer entende a diferença entre o socialismo e o comunismo, tampouco o que é ser de direita ou de esquerda.
No País das etnias somos todos mestiços, alguns mais brancos outros mais negros, e ainda assim todos mestiços.
Direitos todos querem mas,  até a extinguir o preconceito isso é que ainda não entenderam, de que jeito!
O movimento GLBT (sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que têm como bandeira a igualdade de orientação sexual, no entanto esses não aceitam héteros. Então não é tão igual assim!
Uma amiga escreveu certa vez um livro sobre os artistas negros do Brasil e ocorreu que na época, em pesquisas sobre o assunto, encontrou comunidades que a rechaçaram, por ela ser branca e estar escrevendo sobre os negros. Nesses casos a frase mais comum é; você está se apropriando de uma cultura que não é sua!

No fim das contas, as bandeiras acabaram por se tornar o novo jeito de excluir, pois quando se pensa que a diferença complementa, é justamente essa a que separa.
No mundo sexista, eu já me torno feminista por nascimento, porém, confesso que ainda consigo vislumbrar a diferença entre o certo e o errado, apesar disso. 
Esperar a compreensão coletiva seria demais, eu sei, porque se esbarra na democracia, porém, não merecemos nem essa, pois a democracia idealizada por Platão deveria ser ministrada para uma população culta, coerente e igualmente consciente de coletividade.
Quando era jovem eu li karl Marx e pensei; o mundo precisava desse filósofo, não para governar e sim para pensar, refletir sobre o que serve e o que não. Mas, somos egoístas demais para alcançarmos o outro, e quando digo o outro, estou falando do semelhante. E o Karl Marx? Esse virou polêmica!
Eu não sei tudo e disso tenho certeza, mas penso que bandeiras, rótulos ou fronteiras não asseguram direitos de ninguém, classificam somente. 
As ideias andam muito rasas, infelizmente.

#Guerreiraxue


Comentários

Postagens mais visitadas