O VARAL NA AVENIDA

Projeto do Coletivo São Paulo de Literatura iniciado em julho de 2019, leva a Poesia e a Literatura para as ruas da cidade. Todos os domingos (com exceção de dias chuvosos ou grandes manifestações), o mesmo estará na Av. Paulista entre 14h e 18h.

Ontem a Thais, Irene e eu fomos novamente para a Av. Paulista levar a nossa poesia para os passantes. Foi a terceira vez com o varal de poesia, e a proposta é levar pequenos momentos de reflexão e de interação escritor e leitor. 
Confesso que a principio eu fiquei tímida, mas vou acostumando com a ideia de convidar as gentes para darem um tempo, aliviando a pressão em alguns minutos de reflexão, e eu não digo “livre” porque é uma proposta intencional. E as reações são das mais diversas imagináveis.
Thais, Irene e eu lemos as poesias escolhidas e sinceramente, esse contato direto e proximidade escritor/leitor é uma sensação muito doida. Pois ao recitar o poema quase que ao pé do ouvido, o leitor é levado para o “meu mundo” instantaneamente. E percebo na maneira que esse reage, de como se emociona ou sorri, e de como seus olhos marejam. Alguns simplesmente escolhem um poema e se vão.
Outros desses que param para ouvir, dizem também escrever.  Outros dizem gostar, mas leem pouco por falta de tempo. 
Ao terminar a leitura ofereço o poema escrito ao que me agradecem pedindo para me abraçarem. 
Nesse momento eu me contenho para não chorar, pois são estranhos que por alguma razão tornaram-se íntimos e querem me abraçar. E são inúmeros os abraços, e são maravilhosos.

 Também nos acompanharam ontem o Laércio Cardoso de Carvalho, guia turístico da cidade de São Paulo e o Gilberto Canteiro um incansável parceiro e nosso fotógrafo.




As escritoras são; Thais Matarazzo, https://www.facebook.com/thaismatarazzosp
Irene Oliveira da Silva, https://www.facebook.com/irene.oliveiradasilva
Hilda Milk/Guerreira Xue, https://www.facebook.com/GuerreiraXue/



Comentários

Postagens mais visitadas