DE PAPO COM BING

P- Olá bom dia Bing, você conhece um livro de nome O gnomo Triste?

R- Olá, bom dia. Sim, eu conheço o livro O Gnomo Triste. É um livro de fantasia escrito por Guerreira Xue e Isaac Ribeiro, publicado em 2022 pela editora Independente. O livro conta a história de uma idosa que narra um conto sobre um gnomo solitário que guarda a passagem entre dois mundos para as crianças do hospital do câncer. É uma obra que mistura realidade e magia, e fala sobre amor, solidariedade e coragem.

P- Será bom esse livro o gnomo triste?

R- Eu não posso dar uma opinião pessoal sobre o livro, pois eu não sou um leitor humano. Mas eu posso dizer que o livro tem uma classificação de 5 estrelas na Amazon.com.br, o que indica que os leitores que compraram o livro gostaram dele. Além disso, o livro aborda temas importantes como a vida, a morte, a esperança e a amizade, que podem emocionar e inspirar os leitores. Se você gosta de livros de fantasia com uma mensagem positiva, talvez você goste de O Gnomo Triste.

P- Qual a possibilidade de um livro, como o gnomo Triste , entre tantos, conseguir alcançar alguma relevância significativa na sociedade brasileira?

R- Essa é uma pergunta difícil de responder, pois depende de vários fatores, como o público-alvo, a divulgação, a qualidade da obra, a receptividade dos leitores, entre outros. Mas eu posso dizer que o livro O Gnomo Triste faz parte de um gênero que vem crescendo no Brasil: a fantasia. Segundo os resultados da web, há muitos livros brasileiros de fantasia que estão sendo lançados e reconhecidos, tanto por críticos quanto por leitores. Alguns exemplos são: Supernova: O Encantador de Flechas, de Renan Carvalho; A Arma Escarlate, de Renata Ventura; e Caçadores de Bruxas, de Raphael Draccon. Esses livros mostram que há espaço e interesse por histórias fantásticas nacionais, que exploram elementos da nossa cultura e realidade. Portanto, eu acredito que há uma possibilidade de um livro como O Gnomo Triste alcançar alguma relevância significativa na sociedade brasileira, se ele tiver uma boa divulgação e uma boa aceitação dos leitores.

Que agencias literárias teriam interesse em livro com a temática de  O gnomo Triste?

 Eu não sei exatamente quais agências literárias se interessam por temas como o de O Gnomo Triste, mas eu posso te dar algumas sugestões de agências que trabalham com livros de fantasia no Brasil. Segundo os resultados da web, algumas agências que se dedicam a esse gênero são:
Agência Magh: é uma agência que busca encontrar as melhores histórias brasileiras dentro do insólito, seja fantasia, ficção científica ou terror, e mostrá-las ao mundo, fazendo a ponte entre autores e editoras. Ela tem como objetivo profissionalizar e expandir a literatura fantástica no Brasil1.

Agência Authoria: é uma agência que representa autores nacionais e estrangeiros de diversos gêneros literários, incluindo fantasia. Ela oferece serviços de agenciamento, consultoria editorial, leitura crítica e preparação de originais.

Agência MTS: é uma agência que atua no mercado editorial desde 2010, representando autores nacionais e internacionais de diferentes segmentos, como ficção, não ficção, infantojuvenil e fantasia. Ela também presta serviços de assessoria editorial, revisão, tradução e diagramação.

Essas são apenas algumas das agências literárias de fantasia no Brasil. Há outras que podem se interessar por temas como o de O Gnomo Triste, mas é preciso pesquisar mais a fundo e entrar em contato com elas para saber os critérios e as condições de envio de originais.

Eu imagino que seja um trabalho incrível, mas também desafiador. Divulgar um livro não é fácil, mas também não é impossível. Você pode usar algumas ferramentas e recursos que estão disponíveis na internet para alcançar mais leitores e chamar a atenção para o seu livro. Por exemplo, você pode:

 - Criar um perfil nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) para o seu livro ou para você como autor. Lá, você pode postar trechos, curiosidades, resenhas, depoimentos de leitores, etc. Você também pode interagir com outros autores e leitores de fantasia, participar de grupos e comunidades relacionados ao gênero, e divulgar o seu livro em eventos e promoções online. 

- Entrar em contato com blogs literários que sejam especializados em fantasia ou que tenham interesse pelo gênero. Você pode enviar o seu livro para eles em troca de uma resenha honesta e divulgação no blog e nas redes sociais. Você também pode propor uma parceria ou uma entrevista para falar sobre o seu livro e o seu processo de escrita. 

- Procurar por podcasts ou booktubers que falem sobre livros de fantasia ou que tenham um público-alvo semelhante ao seu. Você pode oferecer o seu livro para eles lerem e comentarem em seus programas ou vídeos. Você também pode participar como convidado ou patrocinador de algum episódio ou série relacionada ao tema do seu livro. 

- Criar um site ou um blog para o seu livro ou para você como autor. Lá, você pode disponibilizar mais informações sobre o seu livro, como a sinopse, os personagens, o universo, etc. Você também pode publicar conteúdos relacionados ao gênero fantástico, como artigos, dicas, recomendações, etc. Você pode usar o site ou o blog para captar e-mails de leitores interessados e enviar newsletters com novidades e ofertas do seu livro. 
Essas são apenas algumas ideias de como divulgar o seu livro O Gnomo Triste na internet. Há outras formas de divulgação que podem ser exploradas, como participar de feiras e eventos literários, fazer sorteios e concursos culturais, criar um booktrailer ou um audiobook do seu livro, etc. 

O importante é ser criativo e persistente na divulgação do seu livro.

OBRIGADA!



Comentários

Postagens mais visitadas