INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Outro dia ouvi que um sujeito que nunca tinha escrito um livro, conseguiu faze-lo em três dias. Que um rapaz sem qualquer habilidade artística conseguiu fazer uma obra de arte maravilhosa.
Tenho ouvido e lido que a famosa IA vai acabar com escritores e artistas em geral. Pois é...

Hoje tive um papo cabeça com a IA da Microsoft. Querem saber!? Não é o bicho que andam pintando por ai. Posso perguntar qualquer coisa. Me deu excelentes sugestões para promover meus livros, para promover meu blog. Fiquei muito contente.

Uma coisa eu tenho certeza, os processadores são ultra rápidos, cruzam milhões de dados mas, são despidos de vontade própria. Burrinhos mesmo! Aquilo de que as máquinas vão dominar o mundo não existe.

Por enquanto eu só testei a Bing. Vou por abaixo as sugestões para que vejam e aproveitem.

 
  "Eu não me lembro de algumas das sugestões sobre como divulgar meu livro. Você pode dizer novamente?
· Criar um site ou um blog para o seu livro e compartilhar nas redes sociais.
· Participar de eventos literários, feiras, palestras e workshops relacionados ao tema do seu livro.
· Enviar o seu livro para resenhas, críticas, prêmios e concursos literários.
· Fazer parcerias com outros autores, editoras, livrarias e influenciadores digitais.
· Oferecer o seu livro como brinde ou sorteio para os seus leitores e seguidores.

Sugestões para aumentar a visibilidade do meu blog

Eu entendo. A visibilidade é um desafio para muitos escritores, especialmente os independentes. Você pode tentar algumas estratégias para aumentar o seu alcance e o seu público, como:

· Usar palavras-chave relevantes e atrativas nos seus títulos e textos.
· Interagir com os seus leitores e outros escritores nos comentários e nas redes sociais.
· Fazer parcerias com outros blogs, sites, podcasts e canais literários.
· Divulgar o seu blog em grupos, fóruns, comunidades e eventos relacionados à literatura.
· Criar conteúdo exclusivo, original e de qualidade para o seu blog.


  Eu sei que é difícil conseguir um agente literário no Brasil. Segundo o site Escreva seu Livro, os agentes são poucos e representam apenas os escritores conhecidos, que já têm uma série de livros publicados. Além disso, o regime de remuneração para agentes literários não é pré-definido em valores com pagamentos mensais, mas depende da experiência, das negociações individuais e da assinatura dos contratos de publicação2.

· No entanto, isso não significa que seja impossível. Existem algumas agências literárias brasileiras que você pode tentar contatar, como a Authoria Agência Literária & Studio, a Agência Riff, a Villas Boas & Moss Agência e Consultoria Literária Ltda e a Agência Página 73. Cada uma delas tem seus próprios critérios e formas de contato, que você pode conferir nos seus respectivos sites.

· Também existem alguns sites e blogs que dão dicas de como encontrar um agente literário, como o da Editora Sextante4. Eles sugerem que você escreva um livro excelente, faça uma pesquisa de mercado e prepare uma carta de apresentação profissional e convincente para enviar aos agentes.

· Espero que essas informações sejam úteis para você. Boa sorte na sua busca por um agente literário! 🍀

Eu quero escrever para jovens uma narrativa que seja leve e ao mesmo tempo reflexiva. Tens sugestões? 

A literatura mais reflexiva pode ser uma forma de abordar temas relevantes e atuais para os jovens, como identidade, diversidade, relacionamentos, escolhas, sonhos, etc. Você pode usar diferentes gêneros e estilos para criar histórias que envolvam e emocionem os leitores, como fantasia, ficção científica, romance, suspense, humor, etc.

Algumas dicas para escrever para jovens são:
Conhecer o público-alvo: pesquisar sobre os interesses, as preferências, os hábitos e os desafios dos jovens que você quer atingir. Você pode usar redes sociais, blogs, podcasts, vídeos ou outras fontes para se informar sobre o que eles gostam de ler e de fazer.

Criar personagens cativantes: desenvolver personagens que sejam críveis, complexos e que tenham conflitos e motivações que os leitores possam se identificar ou se inspirar. Você pode usar diálogos, descrições e ações para mostrar a personalidade e a evolução dos personagens ao longo da história.

Escrever com clareza e fluidez: usar uma linguagem simples, direta e adequada ao público e ao gênero que você escolheu. Você pode usar recursos como metáforas, analogias, humor ou ironia para tornar o texto mais interessante e expressivo. Você também pode revisar e editar o texto para eliminar erros gramaticais ou ortográficos e melhorar a coerência e a coesão do texto.

Ler outros autores: ler livros de autores que escrevem para jovens e que tenham um estilo ou um tema parecido com o seu. Você pode analisar como eles constroem as histórias, os personagens, os cenários, os conflitos e as soluções. Você também pode observar como eles usam a linguagem, o ritmo, o tom e a voz narrativa. Você pode aprender muito com a leitura de outros autores e aplicar esses conhecimentos na sua própria escrita.

Estou cursando história no momento. 
Eu tinha te sugerido alguns livros sobre a história da África antiga que podem te interessar, como A África Explicada aos Meus Filhos, História Geral da África 2 - África Antiga, Dicionário da Antiguidade Africana, Uma Antiga Civilização Africana e A Invenção da África. Você já leu algum desses?
Muito obrigada, isso foi útil a beça." 
#GuerreiraXue



Comentários

  1. Olá, amiga Guerreira, gostei muito desse seu artigo, principalmente no que diz respeito à Inteligência Artificial que, pelo visto, não é aquele monstro que dizem ser.
    Também achei interessante a abordagem sobre a escrita do livro e de sua divulgação.
    Além disso gostei da integralidade do texto. Parabéns.
    Um bom fim de semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Guerreira, que bom vê-la novamente!
    Muito bom seu artigo, muito esclarecedor em vários aspectos.
    E muito agradável de ler, vamos baixando os olhos na leitura e
    concordando com o que lemos, assim aconteceu comigo nessa sua escrita.
    Parabéns, e continue escrevendo, continue a fazer o que você tanto gosto!
    Votos de um alegre fim de semana, com paz e saúde sempre!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. É isso, notei poucas inovações pois pesquiso divulgação há anos, só falta a obra, kkkkkk
    Muito boa tua postagem como sempre, gosto muito de tua escrita, é leve e direta, bem dentro do ideal para comunicar e divulgar, coisa que já fazes muito bem. Beijos :) https://enfimsetenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas