A MENDIGA

Sentada na calçada.
Olhando para o nada
Lembro-me da vida passada
Uma vez  há muito tempo,
Eu fui  bela, rica e abastada

Eu que um dia tive um lar
Hoje eu moro na rua
Sou  uma desabrigada.
Sem amor, nem casa e nua
E não tenho para onde voltar

Eu que já fui um dia  amada
Mas virei coisa.
meio viva meio morta
Sou violentada.
Cometi alguns erros
 e fui condenada.

A minha vida que era colorida e quente
Agora é cinza, dura
e gelada
E nem sequer, me consideram gente

Morei uma vez numa mansão
Durmo agora em papelão
E eu que tinha tudo à mão.
Estou aqui neste chão
Esmolando todos os dias
por um pedaço de pão

Quando lembro que fui uma vez
Pergunto-me  por qualquer razão
Qual das duas eu sou?
Se fui mesmo querida
Porque não fui absolvida
 Não obtive o perdão?

Se um dia realmente fui amada,
Porque moro aqui
na calçada?
E de tudo que nessa distante vida se passou,
Só uma vaga lembrança ficou.

Mas lembro-me que era tudo meu,
Porque hoje não tenho mais nada?
Um dia fui muito linda
Fui feliz e fui amada
Hoje sou triste,
Sou feia e ignorada...
Hoje sou uma drogada.

Guerreira Xue/Hilda Milk
                                          Imagem Net

Comentários

  1. Que pena termos que escrever acerca destes temas, amiguinha!
    Esta porca de sociedade, é determinante na quantidade de factos iguais ao que narras no teu belíssimo poema.
    Porque suponho que o permites, deixo-te um dos meus poemas que fiz em tempos, e que julgo poder ser enquadrado, no que agora nos deste a conhecer.
    Assim:

    "POBRE PUTA, VELHA PUTA"


    Fora bela a pobre puta,
    e também centro d'evento,
    hoje, cantinho disputa,
    p'ra sua enxerga ao relento.

    Outrora vinda da Beira,
    com mão cheia d'ambições,
    e porque ingénua, a brejeira,
    era um brotar d'ilusões.

    Chegada à terra do sonho,
    Lisboa, a chula, sorriu,
    matreira, olhar risonho,
    a prendeu e seduziu.

    E fez dela manequim,
    e corista de revista,
    dotando-a de camarim,
    como se fora uma artista.

    Por adules induzida,
    finas formas de cortejos,
    foi p'la chula pervertida,
    alimentou seus desejos.

    Muitos anos decorridos,
    findo o filão p'rá chulice,
    mergulhou em desvalidos,
    pagou preço da velhice.

    Pobre puta, velha puta...

    Mil abraços e o meu obrigado pelo belo poemo que me deixaste.

    ResponderExcluir
  2. Ola escritores, gostei muito dos dois poemas, gostaria de pedir autorização para posta-los no meu blog. Vou deixar o link para vcs darem uma olhada nas postagens e ver que é um blog de respeito, rs, e se autorizarem ficarei mto contente em compartilhar esses dois encantadores textos. Bjs!
    http://chegadecalar.blogspot.ch/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi seu blog hoje Mariana e também gostei. Tens minha permissão para partilha-lo sim querida e obrigada por nos prestigiar. :-)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas