REI LEAR/ SHAKSPEARE

Estou relendo Rei Lear, de Shakespeare. É das leituras que nunca me canso porque é tão atual!

Quando o rei deprecia a filha Corbélia, exonerando-a de ser sua filha e expondo-a para seu pretenso noivo, o duque de burgúndia, por ela ter dito o que pensava, ou não ter dito o que ele queria ouvir.  E o duque de burgúndia a recusou como esposa, para não desagradar ao Rei. Porém, quando Cordélia pareceu estar no vento, abandonada, o rei da França a quis e a tomou para esposa.

FRANÇA - Linda Corbélia, pobre, ainda és mais rica; mais procurada, ainda, no abandono, e mais amada, quando desprezada: de ti, dessas virtudes, apodero-me neste momento. Seja, assim, legítimo apanhar o que foi jogado fora. Que estranho, ó deuses! que um glacial desprezo o respeito me inflame e deixe preso! Deserdando tua filha, ó rei! deste ansa para rainha eu a fazer da França. Nenhum dos duques da Burgúndia aquosa a noiva minha levará preciosa. Corbélia, adeus lhes dize, cruéis embora; perdes aqui, para ganhar lá fora.

"A comedia mesclada com a vaidade desacerbada de um rei, acostumado com gente igual. Isso perdura até hoje. Pensar por outra via ainda é um tabu. Corbélia é minha Heroína".

Leia sempre, isso pode não te fazer melhor que outros, mas te fará mais consciente. 

https://farofafilosofica.com/2017/07/26/william-shakespeare/






 

Comentários

  1. É louvável ressuscitar Shakespeare, essa figura que enriqueceu a literatura europeia nos séculos XVI e XVII; gosto muito dos seus sonetos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas