VIVENCIAS COMUNS

VIVENCIAS COMUNS

As Lembranças      
Lembrava-me hoje da criança
Que era triste e solitária
Tinha brilho estranho no olhar
Acreditando na esperança
Parecia sempre esperar

A terceira de cinco irmãos
Família simples e de posses
Perderam os pais
E se perderam
E foram divididos
Assim como ninhada
Que vai oferecida
Bonitinhos e indesejáveis
Abandonados na estrada
E o tempo
Que demorou a passar
As crianças cresciam devagar
E era de lar em lar
Às vezes juntos
Ás vezes separados
Nunca uma casa de verdade
Criados e não amados
.
O Resgate    
E colando cacos de vidas
Esfoladas pela carência
Os desafios todos os dias
Vivendo para o futuro
Era esta, a consciencia
Faltava o exemplo
A família sólida
Onde um apoiasse o outro.
 E se debatia em perguntas
... Ia tocando
Era agora a sua vez
Criava os filhos pela intuição
As  duvidas eram tantas
Então seguia o coração
Ás vezes brigava
Ás vezes paciência
A culpa e a desculpa
A preocupação com as drogas
O cuidado com os estudos
E o exemplo (ser o próprio)

Assim crescia a nova geração
Com algum sacrifício e satisfação
Esperando com esperança
Mútuo afeto e abnegação

O Presente e Passado 
Hoje, olhando lá trás
Vendo o que houve de errado
Uma certeza
Aquelas crianças ainda estão lá
Tristes e solitárias.
E como elas
Muitas vagam por ai
Sem oportunidade
Uma chance somente
E muita coisa pode ser evitada,
Amor é bom, não dói.
E muito se ganha em dar
Ninguém é tão pobre
Que não tenha afeto para dar
Calor fraterno para ofertar...
E dos cinco irmãos,
Hoje restam três.
Algumas marcas persistem
No corpo e na alma.
Fazer por quem não tem
É uma prova de amor
E solidariedade é amor
Uma lição aprendida
O passado não muda
O presente se faz

E o futuro...
O futuro agradece.
Guerreira Xue
                                                                  Imagem Net

Comentários

  1. GOSTEI DO QUE LI. UMA ESCRITA SIMPLES COMO CONVÉM, MAS ELEGANTE, SEM MADRIGAIS E COM CONTEÚDO. COMO GOSTO MUITO QUE A ESCRITA SEJA FEITA SEM SER A PUXAR PARA O LAMECHISMO (CHORADINHO)ESTÁ DE PARABÉNS ESTA OBREIRA DA ESCRITA.

    ResponderExcluir
  2. GUERREIRA XUE,

    se reparar bem,você aqui conseguiu dar vida através da prosa daquilo que ,no meu blog,"FALANDO SÉRIO",procurei retratar no layout à direita, em fotos.

    Partindo das lembranças,resgato através das fotos - todas elas dos próprios locais a que me refiro - momentos da minha vida , inesquecíveis,pois vividos na época de criança.

    Diferente do seu belíssimo poema,aquela criança não era triste nem solitária, mas em comum tínhamos sim, um brilho no olhar.

    O resgate daquele meu tempo era que,quando criança machucava os joelhos, ralhava o corpo e atualmente, tenho machucado muito é a minha alma.

    Alma que, não admite porque o progresso destruiu as estradas de ferro,sobre as quais eu vivi os melhores tempos da minha vida de criança.

    É triste!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas