QUANDO SOU FELIZ

Tem  alguns anos e eu vi um documentário na televisão que  falava na existência de um homem feliz, que se tinha notícia claro. Era em uma cidadezinha lá nos confins do Rio Grande Do Sul e o mesmo filme mostrava um senhorzinho de chapéu de palha debaixo do sol quente, tocando uma carroça cheia de feno. Dizia também que este mesmo se sustentava dos peixes que pescava, plantava sua própria comida e sua companhia era um radinho de pilhas, um cão, um burro velho, umas poucas galinhas  e os pássaros que habitavam seu pomar.
Ficava eu imaginando... Que tipo de felicidade seria esta? Queria poder ir atrás do sujeito e lhe perguntar onde ele a achou? Porque diabos um pobre coitado, de pés descalços era feliz? Isso era um enigma a ser desvendado. Sabidamente a felicidade esta ligada ao sucesso, a fama e fortuna. Pessoas pagam rios de dinheiros, para serem felizes. Sim! Elas pagam pelo prazer de ter momentos de alegria, e que se diga é uma felicidade momentânea, que apesar de custar caro dura bem pouco.
Descrever misérias é poético e vende bem, comercialmente falando. E se dissermos aqui:
Existe um veio de ouro descoberto recentemente lá na beira do Tietê. Certamente uma multidão corre lá não só para verificar, como para se adonar-se do "dito", porque isso seria realmente pura felicidade!
Um desgraçado semianalfabeto era feliz, isso só pode ser piada!
Eu mesmo tenho dias de extrema alegria e tenho certeza que a satisfação nem sempre custa tanto, e no caso "dele", custava quase nada.
Viver com alegria parece ser fácil. Será!
Até que ponto nossa felicidade ou tristeza depende de outros? – Existem certos encantamentos que funcionam. Dizia a minha vovó. – E Você só tem que variar na medida. Como assim, variar na medida? – Me diga , quando tu acorda feliz sem motivo aparente é por quê?– Não sei vó. Será por causa do sol, da chuva, por eu estar bem... – Partiremos deste ponto então, tu ficou feliz sem interferência de ninguém, esta "coisa" feliz saiu de dentro de ti, e mesmo que aconteça algo que te faça encher os olhos de lágrimas, o que seria uma interferência externa, tendo energia forte que tens, logo voltas para tua alegria habitual querida. Ninguém nasce para ser triste ou feliz o tempo todo, pois vivemos em sociedade e em geral existem muitas pessoas doentes, e tristes em nossa volta, isso sem contar as guerras, o que não quer dizer que você também um dia não possa ficar debilitada. A tendência do dia negro é chover, e a do ser triste é chorar. Olhe para o céu depois da chuva, as nuvens se vão e o sol que estava escondido, aparece. Então depois das lágrimas... Mesmo que tu vivas de olhos fechados, ainda não poderá ignorar os outros e como consequência sofres também sua influência. É natural que fiques triste, ou por não se sentir bem ou por ver pessoas doentes e sem alegria mas, se viver de olhos muito abertos corres o risco de cair na tristeza alheia, o que pode te impedir de ver o sol ou a chuva ou o teu próprio bem estar.
A felicidade está em repartir, e isso serve para alegrias, tristezas, comida, espaço, etc etc... E devia ser o único mandamento. Agradar Deus, fazendo pelo próximo. Se todos fizessem isso...
E variar a medida no caso aqui, é dar e receber. E quando você ficar triste vem alguém e te dá conforto, alguém que tem alegria sobrando hoje. Veja que alegria também é subjetiva nestes casos, pois pode bem significar um pedaço e pão para matar a fome de outro, um gesto, uma palavra. Era bom se as pessoas fossem mais simples. – Após um breve silêncio, a avó conclui; – a felicidade é filha da gratidão.
 
Ai que saudades da minha vó querida! Queria também ter conhecido o sujeito que era feliz.

Guerreira Xue/Hilda Milk

                            Ilustração do artista Gil Pery.

Comentários

  1. AQUI SE VÊ K O HOMEM ANDA MUITO DISTRAIDO QUANTO À FELICIDADE E ONDE A ENCONTRAR; PORQUE SERÁ K TODOS TEMOS A MANIA DE COMPLICAR A NOSSA VIDA E PROCURAR A FELICIDADE ONDE ELA NÃO EXISTE? SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO: A AMBIÇÃO DESMEDIDA DO SER HUMANO!!! PARABÉNS POR MAIS ESTE CONTO E TAMBÉM PELAS LINDAS PAISAGENS POSTADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga, a ambição cega qualquer possibilidade de bem estar.Ser feliz ainda é entre outras coisas ,um estado de espírito.Beijos.:-)

      Excluir
  2. Sua crônica remeteu-me a uma estória que ouvi a tempos... Era de um homem muito rico que, tendo sossobrado sua lancha, foi dar como náufrago numa prainha idílica onde havia um pescador simples, sentado num banquinho tosco, segurando uma vara cuja linha e anzol estavam firmes na água. O pescador estava sorrindo com cara de feliz. O rico náufrago então perguntou porque o homem sorria, ao que ele respondeu "sou muito feliz". O rico então começou uma ladainha de como o pobre homem poderia ser mais feliz:
    "Você pode industrializar seu pescado e vender para grandes frigoríficos. Vai trabalhar melhor, porque terá muitos empregados sob sua supervisão, uma secretária para os seus compromissos e carros à disposição." O pobre homem respondeu: "Quantas horas irei trabalhar por dia?" - "Bem, uma dez ou doze horas por dia." - "Bem, o que eu iria ganhar com tudo isso?" - "Muito dinheiro e a possibilidade de tirar uns vinte dias de férias por ano.Ótima oportunidade de pescar uns peixes de novo." - o pescador coçou seu queixo, onde uma barba rala crescia e respondeu: "Olha, eu trabalho cinco horas por dia na minha roça, minha mulher e meus filhos me ajudam, depois do serviço na roça, venho aqui e pesco uns peixes para o jantar e sou muito feliz assim. Prefiro ser feliz deste jeito, do que do seu..."
    O fato é que somos felizes quase sempre, mas só o podemos ser, porque às vezes somos infelizes. Só assim se sabe a diferença.
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita verdade neste seu comentário Su querida.Obrigada.:-)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas